Documento sem título
 

VIII EREBIO RJ/ES – ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA RJ/ES
Aqui também tem currículo! Com a palavra, os professores de Ciências e Biologia
11, 12 e 13 de setembro de 2017
Unirio, UFRJ (Praia Vermelha) e Instituto Benjamin Constant

 

AMPLIADO ATÉ 19 DE JUNHO O PRAZO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 

SUBMISSÃO DE TRABALHOS E INSCRIÇÕES

 

Os trabalhos poderão ser inscritos nas seguintes modalidades e formas de apresentação:

MODALIDADE

FORMA DE APRESENTAÇÃO

PESQUISA ACADÊMICA

PÔSTER

RELATO DE EXPERIÊNCIA

PROUDÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS

EXPOSIÇÃO










Tradicionalmente a modalidade RELATO DE EXPERIÊNCIA vem sendo apresentada nos EREBIOS da Regional 2 na forma de Comunicação Oral. Excepcionalmente, neste evento, devido à disponibilidade de espaços físicos, a apresentação dos Relatos de Experiência será exclusivamente na forma de Pôster. No entanto, buscando garantir os espaços de debates que tradicionalmente se dão nas sessões de Comunicação Oral, criamos as Rodas de Conversa por eixos que acontecerão logo após os Painéis temáticos.
As inscrições com ou sem apresentação de trabalhos estarão abertas a partir de maio de 2017. Os trabalhos aceitos serão divulgados até a primeira semana de agosto de 2017 e serão publicados em Anais eletrônicos.

Para dúvidas ou informações: sbenbio2@gmail.com


EIXOS TEMÁTICOS DO EVENTO:

EIXO 1- MODALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: Trabalhos que focalizam especificidades do desenvolvimento de estratégias de ensino e processos de aprendizagem de Ensino de Ciências e Biologia nos diversos contextos da Educação básica e suas modalidades: educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental, ensino médio, educação profissional, EJA, educação indígena, educação quilombola, educação do campo, educação especial, educação inclusiva e outras. Indicar a modalidade de educação básica como uma das palavras-chave na inscrição do trabalho.

EIXO 2- FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: Trabalhos referentes a práticas educativas do Ensino Superior, Políticas Públicas e Pesquisas sobre Formação docente.

EIXO 3 - ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: Trabalhos sobre Educação em Museus, divulgação científica, popularização da Ciência, Alfabetização Científica, Educação e Comunicação, jornalismo científico, relações museu-escola e práticas educativas e pesquisas sobre ensino de Ciências e Biologia em espaços não formais.

EIXO 4 –CULTURAS, LINGUAGENS E ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: Trabalhos que estabelecem relações do ensino de Biologia com as diversas formas de linguagem e expressão cultural: cultura indígena, relações étnico-raciais, educação no campo, educação especial, questões de gênero e sexualidade, história e filosofia da ciência, arte (literatura, música etc), questões ambientais. Indicar as especificidades como pelo menos uma das palavras-chave na inscrição do trabalho.

EIXO 5 - ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA E CURRÍCULO: Trabalhos sobre políticas, práticas e materiais curriculares de Ensino de Ciências e Biologia na Educação Básica e Ensino Superior.

EIXO 6 - CTS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: Trabalhos sobre relações do Ensino de Ciências e Biologia com perspectivas de Ciência, Tecnologia e Sociedade, Educação Ambiental e Educação em Saúde.

NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

O prazo de submissão de trabalhos é de 10/05/2017 a 19/06/2017. Para submissão de trabalhos é necessária a realização do pagamento de inscrição de pelo menos um dos autores, não necessariamente o primeiro autor. Os valores das inscrições estão apresentados no quadro abaixo:

Filiados SBEnBio com anuidade 2017 quitada

Não filiados

 

10/05/2017 a 10/08/2017

11/08/2017 a 13/09/2017

10/05/2017 a 10/08/2017

11/08/2017 a 13/09/2017

Professor universitario

60,02

75,02

80,02

95,02

Prof. Educação básica/ Estudante de pós graduação

30,02

45,02

45,02

60,02

Estudantes de graduação e Educação Básica

20,02

35,02

30,02

45,02

Institucional (até 5 pessoas)

10/05/2017 a 10/08/2017

11/08/2017 a 13/09/2017

120,02

150,02



Para atualizar o pagamento de sua anuidade acesse: http://www.sbenbio.org.br/blog/filiacoes-e-pagamento-de-anuidades/

Informamos que a confirmação da sua inscrição será realizada em até 7 dias úteis após o pagamento do boleto. Para acompanhar a situação de inscrição acesse a área do participante em: https://eventos.mgscconsultoria.com.br/event/viiierebio/attendee

Em caso de dúvidas sobre a situação de inscrição e submissão de trabalhos entre em contato através do e-mail: inscricao.erebio@gmail.com
O valor desta inscrição para submissão não será devolvido no caso de recusa do trabalho por parte do comitê científico. Os trabalhos aprovados serão apresentados no evento e publicados em Anais eletrônicos.

PAGAMENTO DE INSCRIÇÕES E APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS:

Os trabalhos poderão ser apresentados por qualquer um dos autores, desde que esteja inscrito no evento. Caso o autor apresentador do trabalho não seja o mesmo que inscreveu o trabalho, o pagamento de sua inscrição poderá ser realizado após a divulgação dos trabalhos aprovados até a data do evento. Os certificados de apresentação de trabalhos serão emitidos no nome do(s) autor(es) apresentadores e terão autoria identificada de todos os demais autores. Todos os trabalhos apresentados serão publicados nos anais constando todos os autores, independentemente destes apresentarem o trabalho ou de estarem inscritos no evento.
Para participação sem apresentação de trabalhos o pagamento de inscrição é obrigatório para todos os participantes das atividades do evento.


NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS:

PESQUISA ACADÊMICA

  • Para a produção do texto a ser submetido para a categoria PESQUISA ACADÊMICA devem ser seguidas as seguintes orientações:

  • Redigir o texto em forma dissertativa e argumentativa.

  • Apresentar claramente a(s) questão(ões) ou objetivo(s) da pesquisa.

  • Apresentar claramente a(s) perspectiva(s) teórica(s) com a qual o trabalho se desenvolve, argumentando sobre a sua escolha.

  • Relacionar a(s) questão(ões) ou objetivo(s) de pesquisa à perspectiva teórica adotada.

  • Apresentar claramente a metodologia da pesquisa e suas relações com a(s) perspectiva(s) teórica(s).

  • Apresentar claramente a discussão dos resultados da pesquisa em relação à(s) questão(ões) ou objetivo(s) de pesquisa e à perspectiva(s) teórica(s) adotada(s).

  • Apresentar claramente conclusões ou considerações finais relacionadas à(s) perspectiva(s) teórica(s) adotada(s) que indiquem as contribuições do trabalho à área de Ensino de Ciências e Biologia.

RELATOS DE EXPERIÊNCIA

O texto apresentado na categoria RELATO DE EXPERIÊNCIA deve conter as seguintes características:

  • Desenvolver o texto em forma de narrativa, com uso correto da norma culta da Língua Portuguesa.

  • Descrever de forma clara o contexto onde ocorreu a experiência no que tange aos seguintes itens: localização espacial e temporal, sujeitos envolvidos, segmento da educação, relação com a formação, entre outros aspectos que possam situar o leitor do texto no cenário onde ocorreu a experiência de ensino.

  • Apresentar o caminho percorrido incluindo os objetivos de ensino, metodologia (etapas da atividade), recursos utilizados e dados da realidade que aproximem o leitor da experiência vivenciada.

  • Avaliar/Discutir, em diálogo com referenciais da área de Ensino de Ciências e Biologia a experiência vivenciada, explicitando contribuições para os debates e reflexões sobre ensino de ciências e biologia

PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS

O texto apresentado na categoria PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO deve ser conter as seguintes características:

  • Desenvolver o texto de forma descritiva e explicativa e deve apresentar de forma clara:

  • O contexto a que se destina o material (modalidade da educação, segmento de ensino, público-alvo e faixa etária, local e duração da ação);

  • Detalhamento do material (objetivos, conteúdos que serão desenvolvidos, metodologia, recursos utilizados);

  • Descrição dos referenciais bibliográficos que fundamentaram a elaboração do material explicitando limites, possibilidades e contribuições para os debates e reflexões sobre a educação em ciências e a importância do protagonismo de professores nesta ação;

  • Apresentação de reflexões sobre as possibilidades e limites didáticos e de replicação do material a ser produzido por outros professores.

A formatação do texto deve seguir o MODELO disponível AQUI como template na página do evento.

De 6 a 11 páginas (Mínimo de 18.000 e máximo de 30.000 caracteres com espaços, incluindo título, resumo e bibliografia). Fonte TNR 12, espaçamento 1,5. Resumo até 200 palavras; 3 a 5 palavras-chave, Referências bibliográficas de acordo com as normas ABNT.

Para submeter o trabalho é necessário acessar o a área do participante (CLIQUE AQUI) fazer o cadastro e carregar seu trabalho utilizando o arquivo em word formatado de acordo com o template.

Não serão aceitos para submissão os trabalhos que estiverem fora do modelo do disponível.

Para dúvidas ou informações: sbenbio2@gmail.com